A Importância da Direção Espiritual na Vida Cristã Parte I Por que precisamos da Direção Espiritual?

A Importância da Direção Espiritual na Vida Cristã

Parte I

  1. Por que precisamos da Direção Espiritual?

 

            Porque não raras vezes encontramo-nos perdidos em nossa caminhada. Não sabemos para onde ir, ou até sabemos, mas não como. Simplesmente fomos vivendo a vida: a família, as amizades, os estudos, o trabalho, a pastoral na igreja e etc; e não soubemos fazer destes momentos ocasiões para aprender a buscar o essencial da existência: a felicidade que vem da salvação em Cristo. Perdemo-nos nas superficialidades do dia a dia, pois não tínhamos uma meta clara que pudesse trazer um sentido de unidade a tudo o que vivíamos; uma meta apaixonante e plenificadora. Só chegaremos a uma vida plena se não perdermos de vista o fim último: Deus.

Porque com certa frequência sentimo-nos desanimados e necessitamos de uma palavra de conforto. Carecemos de alguém que, impulsionado pela esperança, nos socorra com uma palavra de esperança. Demandamos  alguém que nos diga para não desistirmos da caminhada cristã, pois ela é uma bela aventura com Deus. É muito difícil caminhar sozinho! Menos penosa se torna a vida quando temos um confidente com quem podemos partilhar nossas alegrias e pesares.

Porque, sendo péssimos mestres de nós mesmos, necessitamos de alguém que nos direcione para Deus. É muito difícil nos conhecermos a nós mesmos. Faz-se necessário permitir que outra pessoa entre em nossa alma, para nos fazer ver quem somos, onde estamos, onde precisamos chegar e como chegaremos lá. Os próprios santos, enquanto viviam nesta terra, sentiram constantemente a necessidade de ter um diretor espiritual, pois sabiam que sozinhos não chegariam ao Céu.

Portanto, se queremos viver uma vida plena e devota, uma vida feliz e cheia da graça de Deus, não podemos cair na ingenuidade de achar que não precisamos de ajuda e conselho. Necessitamos sim de um amigo forte que nos ajude a sermos fortes em Deus.

 

 

           

 

Pe. Max Celestino Sales de Almeida

                                                                                                         Pároco

 

Fonte: Fernández-Carvajal, Francisco. A quem pedir conselho? A prática da direção espiritual. São Paulo: Quadrante, 2002.