A Legião de Maria Os deveres do legionário para com Maria

A Legião tem o propósito de levar Maria ao mundo, porque considera este objetivo a forma infalível de ganhar o mundo para Jesus Cristo (Manual, p. 25).

Está bastante clara a necessidade de o legionário ter Maria, Mãe de Deus, em seu coração e em sua vida diariamente. É impensável um legionário que não nutra um grande amor por Maria, pois, se assim fosse, como poderia fazer com que as almas chegassem mais facilmente até Jesus? Em nossa doutrina católica, sabemos que o caminho mais curto para alcançar o amor por Jesus é amar sua Mãe Maria.

    Portanto, para que o legionário consiga ser instrumento de conversão para os seus irmãos e irmãs,  ele é chamado a imitar a humildade de Maria; esta imitação lhe garantirá um progresso espiritual fecundo e um apostolado fervoroso, capaz de conseguir, pela graça de Deus, a conversão dos corações mais endurecidos. Mas é preciso ser humilde como Maria! Pois sem esta humildade o legionário nada consegue para Cristo.

    Da ação humilde, brota o apostolado eficaz, que tem como fundamento o seguinte: “…não podemos escolher o que nos agrada: não podemos aceitar o Cristo glorioso sem aceitar também, na nossa vida, o Cristo sofredor e perseguido” (Manual, p. 31). A eficácia do apostolado legionário está na aceitação da cruz diária que o Senhor, em sua providência, prepara para cada alma. Não seria um verdadeiro legionário aquele que escolhesse o caminho mais fácil, que se deixasse levar por comodidades. O legionário luta, mesmo sem forças humanas, para anunciar o amor de Maria ao mundo, pois sabe que por Maria se chega a Jesus. É a graça de Deus que sustenta o legionário!

 

Pe. Max Celestino Sales de Almeida

                                                                                                                                    Pároco