A Quaresma e a Vida Cristã

Daqui a poucos dias estaremos vivenciando um dos tempos litúrgicos mais fortes da Igreja de Cristo: a Quaresma. Este é o tempo de conversão por excelência. A Igreja, simbolicamente, reveste-se de roxo, por meio das vestes presbiterais, para lembrar a todos os fiéis católicos que se faz necessário penitenciarem-se para alcançar a salvação.

Mas quais são os chamados exercícios quaresmais, que nos ajudam no caminho da salvação? A esmola, o jejum e a oração. O primeiro diz respeito à caridade para com o próximo; o segundo ao domínio das vontades da carne; o terceiro ao alimento da alma e, consequentemente, à base fundamental da vivência católica.

Neste ano a Campanha da Fraternidade nos convida a viver concretamente o Tempo da Quaresma meditando sobre o tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”, e sobre o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Que nossos corações se elevem nesta Quaresma até o céu, para que, trilhando um verdadeiro caminho de conversão, nossos pés possam percorrer caminhos de fidelidade e santidade na Igreja de Cristo.

Pe. Max Celestino Sales de Almeida
Pároco