Festividade na Capela de São José em Cabuçu

A vida de São José

São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Este ato só era praticado na época por judeus piedosos. São José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Sua festa é celebrada no dia 19 de março.

No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. O autor desta declaração foi o Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIIInum de seus grandes documentos,exaltou as virtudes de São José. O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como “trabalhador”, O Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de “São José operário”. Esta, acontece no dia primeiro de maio. Conforme informação do site Cruz Terra Santa: História de São José.

Festa em Honra a São José

A Capela de São José situada na Praça Nuno Duarte, s/nº, São José -Itaboraí celebrou mais uma festividade ao padroeiro. Os preparativos iniciaram-se no dia 10/03 com início da Novena na Capela, durante os nove dias ocorrendo às 18h. No dia 17/03 (sábado) foi celebrada a Santa Missa às 18h. Já no domingo (18/03) a Santa Missa foi celebrada às 11h e foi o encerramento do novenário neste dia. Após a missa, houve um almoço e às 14h foi o show de prêmios promovido pela comunidade. E encerrando os festivos a São José, na segunda-feira (19/03), dia do padroeiro, foi celebrada a Missa solene às 19h seguida de procissão.

             São José, rogai por nós!