Paróquia São João Batista de Itaboraí
Clero
Padre Rafael Costa
Pároco
Padre Lucas Machado
Vigário da Paróquia
História
A história da Paróquia de São João Batista de Itaboraí remonta ao século XVII, com a criação de curatos na região leste da Baía de Guanabara, sob a jurisdição da Igreja de Nossa Senhora da Candelária. No século XVII, foram estabelecidos curatos como a Capela dos Povos, Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio de Casserebu. Em 1644, a Paróquia de Santo Antônio de Cassarabu foi criada, desmembrada da Freguesia de Nossa Senhora da Candelária.
A Paróquia de São João Batista de Itaboraí teve origem no Curato de Nossa Senhora da Conceição do Iguá, transferido em 1679 para uma capela construída por João Vaz Pereira. Em 1696, o curato foi elevado a paróquia por ato régio de D. Pedro II. A construção da Igreja Matriz de São João Batista começou em 1725, com recursos da Fazenda Real e doações de moradores, como Domingos Vaz Pereira e Miguel Antunes Ferreira. A obra foi concluída em 1743, com retábulos de estilo português e rococó, e a igreja foi tombada como patrimônio nacional em 1970.
A paróquia contava com várias irmandades, como a de São João Batista, Nossa Senhora do Amparo e São Miguel das Almas. A Matriz de Itaboraí também possuía pinturas de José Leandro de Carvalho e quadros do pintor italiano Domenico Zampieri, doados no século XIX.
No período colonial e imperial, várias capelas filiais foram erguidas, como Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Pilar. No século XIX, a capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto das Caixas foi elevada a paróquia. No século XX, novas capelas foram fundadas, como São Pedro Apóstolo, São José e São Judas Tadeu, atendendo ao crescimento populacional.
Brasão
Um brasão é uma composição criada com exclusividade, obedecendo às leis de heráldica com a finalidade de identificar a Comunidade, Instituição, Padre ou Paróquia. Acompanhado da identidade visual, é composto pelos valores e conceitos que identificam a mesma.
Conceito
São João Batista, Padroeiro da Arquidiocese e da Paróquia.
Nossa senhora de Fátima, Devoção popular da comunidade.
Contorno Arquitetônico da Paróquia
Símbolo
Os símbolos usados na composição
Cores
Azul - Nossa Senhora de Fátima
Vermelho - Martírio de São João Batista
Marron - Cultura da Cerâmica em Itaboraí
Dourado - Riqueza e beleza histórica da Igreja para o Município